
Quadrilhas especializadas em furto de gado têm causado pânico a fazendeiros e produtores rurais no interior da Bahia, principalmente no Recôncavo. Na madrugada desta quinta-feira (19), na fazenda Guaíba, em São Francisco do Conde, sete bois foram mortos, depois que criminosos invadiram a propriedade e encurralaram os animais.
Foi a segunda invasão à fazenda em menos de dois meses – no início de maio, cinco bois também foram mortos. De acordo com Luiz Bahia Filho, um dos donos da Guaíba, o prejuízo é de cerca de R$ 60 mil.
Procurada pela reportagem, a Polícia Civil informou que a 21ª Delegacia Territorial (DT/São Francisco do Conde) investiga a ocorrência e que “oitivas e diligências estão em andamento para esclarecimento do fato e identificação dos envolvidos”. Também procurada, a Polícia Militar sugeriu contatar a Polícia Civil.
Outras ocorrências semelhantes à da fazenda Guaíba aconteceram em setembro de 2024 e em fevereiro deste ano, em São Francisco do Conde, quando dez bois foram mortos na fazenda Engenho Novo. Neto Bahia acrescentou que encaminhou um ofício à Secretaria da Segurança Pública (SSP) solicitando uma audiência para discutir o problema com as autoridades.
“Já tivemos três reuniões na SSP, mas estamos longe do controle efetivo da situação. Certamente há mais de uma quadrilha envolvida e a segurança rural precisa ser efetiva para que os fazendeiros possam ter tranquilidade para tocar seus negócios”.
Correio/BA, 19/06/2025



