BRASILDESTAQUEPOLÍTICA

Comandante do Exército diz que ‘não há interferência política’ nas Forças Armadas

O general Paulo Sérgio Nogueira afirmou que não há interferência política no Exército. A declaração foi dada ao jornal O Globo após participar ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de uma cerimônia na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), neste sábado, 14.

“O Alto Comando está com o comandante”, declarou, após mais uma semana de tensão.

Na última terça-feira, 10, o comandante do Exército foi convocado para uma reunião ministerial no Palácio do Planalto. Ao fim, o primeiro escalão do governo se perfilou no alto da rampa, junto a Bolsonaro, para acompanhar o desfile de blindados em frente à Praça dos Três Poderes. Entre eles, estava Nogueira. Militares quatro estrelas ficaram desconfortáveis em vê-lo no evento. Nem o próprio comandante parecia à vontade na cena.

Não foi a primeira situação em que Nogueira ficou no meio de interesses difusos de fardados e de Bolsonaro. Em maio, a cúpula do Exército defendia a punição do general da ativa Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, que participou de uma manifestação no Rio ao lado do presidente, o que é proibido a militares em atividade.

Ainda conforme reportagem do diário fluminense, nos bastidores, o general faz questão de sinalizar que está aberto a conversar com todas as autoridades. Já recebeu o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, e esteve com os governadores Ratinho Jr (PSD), do Paraná; Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco; e Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul. Os dois últimos são adversários políticos de Bolsonaro. Nogueira também já se encontrou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Nessas conversas, segundo o relato de interlocutores, evitou comentários sobre o presidente ou qualquer crise no país.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Atarde, 15/08/2021

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =

Botão Voltar ao topo