BRASILNOTÍCIASPOLÍTICA

300 famílias sobrevivem de lixão onde menino foi fotografado com árvore de Natal no Maranhão

De acordo com dados da Defensoria Pública do Estado (DPE), obtidos pelo g1 nesta quinta-feira (2), cerca de 300 famílias sobrevivem diretamente do lixão no município de Pinheiro, cidade a 333 km de São Luís. O local é o mesmo no qual o menino Gabriel, de 12 anos, foi fotografado encontrando uma árvore de Natal.

O local funciona há cerca de 30 anos na Zona Rural do município que possui mais de 80 mil habitantes, sendo um dos mais importantes da região conhecida como baixada maranhense. A economia da cidade é baseada na agricultura e na pesca.

A realidade dessas centenas de famílias que vivem do lixão em Pinheiro, reflete nos dados sobre a pobreza e miséria que são divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o Índice de Perda de Qualidade de Vida (IPQV), do IBGE, o Maranhão é o estado com maior perda de qualidade de vida e possui o pior desempenho socioeconômico do país. O índice mostra em qual área rural há maior perda da qualidade de vida que na urbana.

As medidas do IPQV vão de 0 a 1, sendo que, quanto mais perto de zero, menor a perda. O índice do Maranhão chega a 0,260.

Procurados pelo g1, o Governo do Maranhão e a Prefeitura de Pinheiro não se manifestaram sobre o caso.

Pior desempenho socioeconômico

O Maranhão também no Índice de Desenvolvimento Social (IDS), sendo o estado que apresentava o pior índice (4,897). O índice incorpora a renda e as perdas de qualidade de vida em nove dimensões (renda, moradia, acesso aos serviços de utilidade pública, saúde, educação, acesso aos serviços financeiros e padrão de vida, alimentação, transporte e lazer e viagens).

O cenário crítico que parte da população maranhense vive também foi destaque em um relatório divulgado em setembro pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Maranhão apareceu como o estado em que mais pessoas vivem na miséria. Em 2019, quase 20% dos habitantes viviam com renda mensal abaixo de R$ 145.

Segundo a ONU, nove a cada dez pessoas também dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. A pandemia, segundo especialistas, deve ter acentuado os números, já que o estado chegou a bater, recentemente, um novo recorde de desempregados.

Foto em lixão viraliza

Uma foto de um menino que encontrou árvore de Natal em lixão no Maranhão gerou comoção nacional após viralizar nas redes sociais. O registro foi feito na cidade de Pinheiro, cidade a 333 km de São Luís, e na imagem, o pequeno Gabriel, de 12 anos, aparece encontrando uma árvore em meio aos entulhos.

O registro foi feito pelo fotógrafo João Paulo Guimarães. Com a repercussão da imagem, Gabriel acabou ganhando uma árvore nova, além de outras doações arrecadadas em uma campanha online.

Fonte: G1, 02/12/2021

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 3 =

Botão Voltar ao topo