DESTAQUEMUNDOPOLÍTICA

China se prepara para invadir Taiwan, diz ministro da ilha

Exercícios militares realizados pela China ao redor de Taiwan são uma preparação para a invasão à ilha, segundo informou nesta terça-feira, 9, o ministro das Relações Exteriores taiwanês, Joseph Wu.

Segundo Wu, a justificativa de retaliação à visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, foi apenas uma desculpa usada pela China.

Ele afirmou que a China usa a coerção econômica, ataques cibernéticos e lançamento de mísseis com o objetivo de “enfraquecer Taiwan”.

“A China está realizando exercícios militares em larga escala e lançamentos de mísseis, bem como ataques cibernéticos, desinformação e coerção econômica, na tentativa de enfraquecer a moral pública em Taiwan”, disse.

“A real intenção da China é alterar o status quo no estreito de Taiwan e em toda a região”.

“A China está claramente tentando dissuadir outros países de interferir em sua tentativa de invadir Taiwan. Em outras palavras, a real intenção por trás desses exercícios militares é alterar o status quo no Estreito de Taiwan”, afirmou o ministro.

Nesta segunda-feira, 8, ele informou que, apesar das sérias ameaças da China, a ilha seguirá firme na defesa da própria liberdade e democracia. Ele disse que Taiwan seguirá acolhendo qualquer um que apoie o país.

A visita de Pelosi aconteceu entre 2 e 3 de agosto. Após sua saída, a China intensificou exercícios militares ao redor de Taiwan. Nesta segunda-feira, 8, o Ministério da Defesa chinês informou que as ações serão mantidas.

Fonte: Atarde, 09/08/2022

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =

Botão Voltar ao topo