ACIDENTEBAHIANOTÍCIAS

Marinha finaliza buscas por sobreviventes do naufrágio que vitimou 8 em Madre de Deus

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2° Distrito Naval, informa que foram encerradas as buscas por sobreviventes do naufrágio da embarcação “Gostosão FF”, ocorrido na noite do último domingo (21), nas proximidades de Madre de Deus. Nas primeiras horas da manhã dessa terça-feira (23), foram localizadas as duas últimas vítimas, de um total de oito pessoas apontadas como desaparecidas após o acidente. A Marinha lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares das vítimas.

As operações interagências de buscas, realizadas por equipes da Marinha do Brasil (MB), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar da Bahia, foram iniciadas na noite do último domingo (21). Foram empregados 39 militares da MB, um Aviso de Patrulha e uma Lancha de Inspeção Naval Blindada do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, três Lanchas de Inspeção Naval e uma Moto Aquática da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), que coordenou as ações de Busca e Salvamento. Também participaram das buscas uma embarcação da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA-PMBA) e uma aeronave do Grupamento Aéreo (GRAER)

Cabe informar, ainda, que foi instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e circunstâncias do acidente, com prazo de encerramento em até noventa dias. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo.

Marinha segue com a Operação Verão 2023/2024

A Marinha do Brasil realiza em todo o litoral brasileiro, desde o dia 15 de dezembro, a Operação Verão 2023-2024, intensificando as Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário. Até
ontem (22), a CPBA realizou 11.400 ações de abordagens, com 416 notificações emitidas e 35 embarcações apreendidas. 903 testes de alcoolemia foram aplicados no período.

No sul do estado, as ações de fiscalização são coordenadas pelas Delegacias da Capitania dos Portos em Ilhéus e Porto Seguro, organizações militares subordinadas à CPBA, que seguem até o final da Operação Verão intensificando a fiscalização das embarcações em localidades que
registram intensa atividade de turismo náutico, como Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Camamu, Itacaré, e Trancoso. No total, as duas organizações militares realizaram, até o momento, 1.779 ações de abordagem, 93 notificações e 4 apreensões.

Na Bahia, a Operação Verão é realizada, ainda, em 900 km de extensão do Rio São Francisco, entre Pilão Arcado (BA) e Paulo Afonso (BA), e mais 91 municípios baianos que somam 343.880,3 Km2. Nessa área, o trabalho de controle do tráfego fluvial e lacustre fica a cargo da Capitania Fluvial de Juazeiro e da Agência de Bom Jesus da Lapa. Juntas, as duas organizações militares realizaram 531 abordagens, 36 notificações e 4 apreensões por irregularidades.

 

 

 

 

 

Tribuna da Bahia, 23/01/2024

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 13 =

Botão Voltar ao topo