BAHIANOTÍCIASPOLÍCIA

BDM e PCC comandam esquema de roubo de nafta no porto de Aratu

esquema de roubo de Nafta, produto derivado do petróleo, desarticulado durante operação policial realizada na madrugada desta terça-feira, 27, no Porto de Aratu, em Candeias, região metropolitana de Salvador, era comandado pelas facções PCC e BDM, segundo informações de fontes policiais ouvidas pelo Portal A TARDE. Os grupos criminosos também usam o porto para enviar drogas para fora do país.

Na ação desta madrugada, três indivíduos foram presos em flagrante na BR-523 enquanto transportavam 126 mil litros de Nafta em três caminhões-tanques. Entre os detidos estão o líder da organização criminosa, um intermediário das transações e um comprador do material.

As investigações da unidade policial revelaram que o desvio de Nafta ocorria há aproximadamente um ano e meio, envolvendo um esquema de grande escala.

Quando os navios carregados com o produto se aproximavam do Porto de Aratu, os membros da organização criminosa pagavam cerca de R$ 250 mil aos responsáveis pelas embarcações e retiravam o material ainda em alto-mar usando uma balsa clandestina.

A balsa, carregada com o produto, ancorava na lateral do Porto, onde caminhões-tanque a abasteciam. A maior parte da Nafta era então transportada para um galpão em Caroba, e eventualmente para armazéns em Camaçari e Dias d’Ávila.

Um dos líderes do esquema foi presos na última semana

Fontes policiais do Portal A TARDE apontam também o envolvimento do criminoso conhecido como “Charutinho” sendo um dos lideres do esquema criminoso. Preso na semana passada,

Procurado por homicídios, tráfico, roubo e envolvimento em organização criminosa, Kleber já havia sido preso em 2015. Na ocasião, ele foi identificado como um dos líderes de uma quadrilha que desviava cargas de navios no interior do Porto de Aratu, em Candeias, a 50 km de Salvador, com o auxílio de uma empresa de caminhoneiros.

Além de roubar, o grupo também se dedicava à extorsão e à intimidação de testemunhas, ameaçando aqueles que se recusavam a colaborar com a quadrilha.

Atarde, 27/08/2024
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =

Botão Voltar ao topo