DESTAQUEGERALMUNDO

Papa Francisco começa a fazer fisioterapia para melhorar mobilidade

O papa Francisco, de 88 anos, está em condição estável e iniciou sessões de fisioterapia para melhorar sua mobilidade, segundo boletim divulgado pelo Vaticano nesta quinta-feira (6). A Santa Sé informou que o pontífice descansou bem durante a noite e que a fisioterapia está sendo realizada junto com outros tratamentos. A próxima atualização sobre seu estado de saúde está prevista para a tarde.

Na quarta-feira (5), o Vaticano informou que o pontífice permanecia estável, sem novos episódios de insuficiência respiratória, e conseguiu realizar exercícios de fisioterapia respiratória pela manhã. No entanto, ele não pôde participar das celebrações de início da Quaresma, incluindo a Quarta-Feira de Cinzas.

A pneumonia dupla, infecção grave que afeta ambos os pulmões, pode causar inflamação e cicatrizes, dificultando a respiração. Francisco, que teve parte de um pulmão removida na juventude devido a pleurisia (inflamação da pleura), é propenso a infecções pulmonares.

Atualmente, quando não está em ventilação mecânica, que não requer sedação, o papa recebe oxigênio em alto fluxo por meio de pequenos tubos nasais. Os médicos não especificaram quanto tempo o tratamento pode durar.

Esta internação marca o período mais longo em que Francisco ficou longe da vista pública desde o início de seu papado, em março de 2013. A recuperação do pontífice continua sendo acompanhada de perto, com expectativa de novas atualizações sobre sua saúde nas próximas horas.

 

 

 

 

Correio/BA, 06/03/2025

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − catorze =

Botão Voltar ao topo