BAHIADESTAQUEPOLÍTICA

Mais um! Jerônimo pede 16º empréstimo em menos de 2 anos e meio de governo

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), pediu autorização à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para contrair mais um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 600 milhões. É a 16ª solicitação de recurso feita pelo chefe do Palácio de Ondina, que tem apenas dois anos e quatro meses de governo.

Em sua justificativa, o petista disse que o recurso será destinado à viabilização de investimentos na área de infraestrutura e mobilidade urbana. “Contribuirá com a continuidade do desenvolvimento econômico e social da Bahia, além de reforçar o compromisso do governo do estado com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população”, argumentou.

Recurso em caixa

O governador ainda solicitou que a matéria seja votada em regime de urgência, quando etapas são queimadas na tramitação da proposta. A Assembleia Legislativa, porém, ainda não tem data para analisar o pedido de empréstimo de Jerônimo Rodrigues.

Crítica da oposição

Líder da oposição na Alba, Tiago Correia (PSDB) afirmou que Jerônimo Rodrigues, com tantas solicitação de recursos, põe em risco o futuro fiscal do estado.

“O recorde em arrecadação, fruto de sucessivos aumentos de impostos, coloca o Estado em uma situação fiscal que o permite contrair cada vez mais empréstimos. O que espanta é o governador aproveitar disso e propor o 16 empréstimo em pouco mais de dois anos, um empréstimo a cada 50 dias. Aonde fica a responsabilidade com os próximos governos, que terão que pagar essa conta que já gira em torno de quase R$ 14 bilhões e representa 20% do orçamento do Estado?”, questionou.

 

 

 

 

 

Fonte: Correio da Bahia, 10/04/2025

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × quatro =

Botão Voltar ao topo