Precariedade de estádio deixa Cruz das Almas sem casa no Intermunicipal

O cenário é de abandono. Assim está o estádio Carmelito Barbosa Alves, conhecido como Barbosão, localizado em Cruz das Almas. O local, que já abrigou jogos de campeonatos profissionais, hoje, está entregue ao descaso.
Sem o equipamento à disposição, a seleção de Cruz das Almas não vai poder mandar, no Barbosão, os jogos do Campeonato Intermunicipal 2025, que começaram no último domingo, 10.
Nesta terça-feira, 12, a Federação Baiana de Futebol (FBF) recebeu o comunicado que a seleção de Cruz das Almas, transferiu os dois próximos jogos como mandante, saindo de Cabaceiras do Paraguaçu, para Conceição do Almeida, que fica a cerca de 20 km da cidade.
A obra de construção do estádio, que já foi considerado pela Federação Baiana de Futebol, como a 3ª maior praça esportiva da Bahia, e tem capacidade para 8 mil torcedores, começou em 1983 e o equipamento só foi inaugurado em março de 1988, com a partida entre Leônico x Fluminense de Feira, jogo válido pelo Campeonato Baiano.


A cidade já recebeu grandes times como o Vasco da Gama, bem como jogos do Campeonato Baiano, época na qual, o Cruzeiro de Cruz das Almas esteve na Série A do Estadual.
A última partida com times profissionais, realizada no estádio, foi em 2022, quando o Doce Mel, rebaixado para a Série B do baianão naquele ano, foi mandante das partidas no município.
Basta uma volta no entorno do estádio para que se perceba as condições precárias na infraestrutura. De fora do equipamento, é notório o estado degradante do sistema de iluminação do equipamento esportivo.
O mato tomou conta de todo o entorno do estádio e as estruturas de ferro, como os portões de acesso, estão tomados pela ferrugem.
Impedida de entrar na praça esportiva, nossa equipe registrou em um dos portões de acesso, o total abandono na parte interna do estádio.


“Muito triste ver nossa casa dessa forma. É um lugar que já utilizamos para a disputa de partidas importantes, e atualmente está nessa condição precária. Desde criança acompanho jogos de futebol, que é um esporte que salva vidas. Sou pai e quero ver meu filho praticando esporte na cidade e quero ver as competições de futebol profissional disputadas em Cruz das Almas”, disse um desportista local que não quis se identificar.
Estudo de segurança
Em 2021, um relatório apresentado a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), apontou manifestações patológicas que afetam diretamente a segurança da estrutura, onde se destacou as fissuras por flexão das vigas das bilheterias e a perda de seção de aço nas lajes e nos pilares.
De acordo com o laudo, a construção estaria localizada em zona de agressividade II, entretanto, observou-se que os parâmetros que garantem a durabilidade da estrutura inserida nesta zona não foram atendidos, em especial o cobrimento das armaduras.


Entulho e sucata
Em vídeos recebidos pela reportagem, é possível ver um ambiente do estádio que tem servido para acúmulo de entulhos. Em outro lado, pode se observar diversos veículos sucateados estacionados.
Em 2021, o sistema de iluminação do estádio foi implantado para atender aos jogos do Doce Mel, pelo campeonato baiano. No entanto, o que se observa é a estrutura de iluminação, como os suporte dos refletores, em péssimo estado de conservação.
No estudo realizado em 2021, foi constatado o “avançado estado de deterioração da estrutura de aço”. Também foi possível notar uma pintura de proteção anticorrosiva em toda a estrutura, no entanto, desde a aplicação, nenhuma manutenção teria sido realizada, o que teria intensificado, de acordo com o documento, o processo de corrosão da estrutura metálica.
De acordo com o vereador, André Eloy (PP), a Prefeitura, na gestão de Ednaldo Ribeiro (Republicanos), dá ênfase aos gastos juninos, o que estaria gerando um abismo em relação a outros gastos.
Taça 29 de Julho
Com o gramado sem condições de jogo, a Taça 29 de Julho, campeonato de futebol amador local, o qual comemora o aniversário da cidade, ficou comprometida em 2025. A edição de 2024 foi vencida pelo Cruzalmense, que derrotou o Cruzeiro da Pumba na final por 2 a 1.
A Taça 29 de Julho é uma tradição em Cruz das Almas e busca incentivar o esporte local, com premiações para os primeiros colocados, melhor goleiro e artilheiro. Em 2024, o campeão recebeu R$ 15 mil e o vice-campeão R$ 8 mil. O torneio geralmente tem início em maio e a final ocorre em julho, envolvendo diversos times da cidade.
Procurada pela reportagem, a secretária de Esporte e Lazer do município, Denize Silva, não atendeu a equipe que esteve na cidade, e em nota, disse que o Estádio Municipal Barbosão está em fase final de recuperação, após a invasão de uma praga no gramado, que obrigou a suspensão temporária das atividades. Toda a infraestrutura passa por reformas e manutenção para receber a Taça 29 de Julho.
Diz ainda que a situação do campo também inviabilizou a participação da Seleção de Cruz das Almas, no Campeonato Intermunicipal deste ano, e que em um mês o campo vai estar apto para uso.
Fonte: Atarde, 15/08/2025



