
Um dos alvos da Operação Overclean, deflagrada na tarde desta terça-feira (14), Adalberto Rosa Barreto, conhecido como Dal Barreto (União Brasil), atualmente atua como deputado federal da Bahia. O parlamentar é natural de Amargosa, cidade a 270 km de Salvador, onde começou sua carreira política.
Em sua cidade natal, se lançou candidato a prefeito em 2008, mas acabou sendo derrotado. Ele só voltou ao cenário político em 2018, quando concorreu e venceu como deputado estadual pelo PCdoB.
Entre suas atuações no Congresso Nacional, Barreto foi um dos parlamentares baianos que votou a favor da PEC da Blindagem, proposta que determinaria a necessidade de autorização da Câmara de Deputados para abrir investigações contra deputados. Ele também foi a favor da soltura de Chiquinho Brazão, acusado de ser o mandante do assassinato de Marielle Franco.
Durante a operação da Polícia Federal (PF), Dal Barreto foi abordado por agentes ainda no aeroporto, tendo seu celular apreendido. Além disso, sua casa em Amargosa e um posto de combustíveis pertencente a sua família, foram alvos de mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A Operação Overclean busca desarticular organizações criminosas suspeitas de fraudes licitatórias e desvios de recursos públicos. Em ações anteriores, outros nomes ligados ao União Brasil, como o deputado Elmar Nascimento, e seu irmão Elmo Nascimento, foram investigados.
Fonte: por Héber Araújo/BNews,
Publicado em 14/10/2025, às 16h43



