
O governo do Brasil realizou na quarta-feira (31) a última operação de acolhimento humanitário de brasileiros deportados dos Estados Unidos do ano. O voo com 124 pessoas pousou por volta das 20h (Horário de Brasília) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), como informou o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Desde o início do ano, o programa “Aqui é Brasil” já realizou 37 operações, garantindo o retorno de mais de 3 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade. É quase o dobro das 1,6 mil repatriações de 2024. As informações são do jornal Folha de S. Paulo
Os brasileiros recebidos pelo governo brasileiros vêm, em sua maioria, dos Estados Unidos, segundo o ministério.
Este movimento é influenciado, principalmente, pela agressiva política anti-imigratória do presidente Donald Trump, uma de suas promessas de campanha em 2024, que vem promovendo deportações em massa por todo país.
Ao todo, foram repatriados, na operação mais recente, 108 homens desacompanhados, além de 15 mulheres desacompanhadas. Havia ainda um homem procurado pela Justiça, totalizando 124 pessoas.
A faixa etária mais comum nestes grupos deportados varia entre 40 a 49 anos, seguido por pessoas na faixa entre 18 e 29 anos, e 30 a 39 anos. As faixas etárias mais elevadas aparecem de forma menos expressiva. Não houve registro de crianças ou adolescentes.



