BRASILDESTAQUEPOLÍTICA

Lula escolhe Teresa Leitão para substituir Jaques Wagner na liderança

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para substituir Jaques Wagner (PT-BA) na liderança do governo Senado. O anúncio foi feito nas redes sociais.

“Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, afirmou.

A parlamentar assume o cargo após a crise causada pela operação da Polícia Federal (PF) que mirou o então líder, Jaques Wagner. O senador baiano é suspeito de favorecer interesses do Banco Master, de Daniel Vorcaro, no Congresso em troca de vantagens.

“Acabei de ter uma ótima reunião com o presidente Lula, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do governo no Senado Federal. Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado”, escreveu.

Jaques deixa o posto depois de uma semana da ação da PF. Nesse período, ele vinha sendo pressionado a renunciar diante do receio de aliados que o escândalo atingisse a campanha de reeleição de Lula.

Pedagoga e professora aposentada, Teresa Leitão está em seu primeiro mandato como senadora por Pernambuco. Em 2022, recebeu cerca de 2 milhões de votos e foi eleita a primeira mulher senadora no estado.

Nascida em Recife, foi dirigente sindical em entidades ligadas à educação em Pernambuco, presidente do PT no estado e deputada estadual durante cinco mandatos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − dois =

Botão Voltar ao topo