A cinco dias das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) suspendeu qualquer ato presencial de campanha política em todo o estado para evitar aglomerações. Anúncio foi feito hoje (10) pelo presidente do TRE-BA, Jatahy Júnior, em coletiva de imprensa, e passa a valer a partir desta quarta-feira (11).
“A medida dura é justamente para preservar a saúde pública. Nós estamos vivendo um momento de grande dificuldade, com o novo coronavírus ainda circulando. É uma eleição totalmente atípica. Nessa última semana a tendência é que esses atos de propaganda que geram mais aglomerações aumentassem”, explicou o presidente do Tribunal.
Ainda de acordo com Jatahy, os números apontam que as medidas iniciais, como o disk-aglomeração e a exigência do uso de máscara e limitações de pessoas, não tiveram o efeito esperado.
“São mais de 1.200 denúncias no disk-aglomeração, são 140 decisões judiciais impondo multa e tipificando crimes eleitorais. Com isso, resolvemos impor a suspensão de qualquer ato presencial de campanha, acompanhando o que já foi feito em outros estados.”, concluiu.
Fonte: Metro1, 10/11/2020