BRASILNOTÍCIASPOLÍCIA

Anatel faz “blitz” em depósitos de Amazon, Shopee e Mercado Livre para apreender eletrônicos piratas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou nesta segunda-feira (26) uma operação para apreender aparelhos eletrônicos não homologados, como drones, celulares e rádios. A ação teve como foco depósitos das plataformas Mercado Livre, Amazon e Shopee, localizados nos estados de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Rio de Janeiro.

Participaram da operação 33 fiscais da Anatel, que miraram equipamentos eletrônicos comercializados por empresas que utilizam os marketplaces dessas plataformas. O objetivo é coibir a venda de produtos que não têm autorização da agência para serem comercializados no país.

Os marketplaces, como Mercado Livre, Amazon e Shopee, reúnem diversos vendedores em um mesmo espaço online, facilitando a exposição de produtos e serviços para os consumidores. No entanto, muitos desses eletrônicos não têm a devida homologação, o que compromete a segurança e o funcionamento adequado.

No ano passado, a Anatel passou a monitorar anúncios de aparelhos eletrônicos não homologados vendidos na internet e solicitou a remoção desses anúncios. Como as vendas continuaram, a agência decidiu intensificar a fiscalização, realizando agora a apreensão direta nos depósitos e centros de distribuição.

Fonte: Blog do Valente, 26/05/2025

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + três =

Botão Voltar ao topo