A Universidade Federal da Bahia (Ufba) afirmou nesta quarta-feira (2) que vai manter as atividades acadêmicas e administrativas suspensas no primeiro semestre de 2021, mesmo depois do Ministério da Educação (MEC) determinar a volta às aulas presenciais nas universidades federais a partir de janeiro.
Na última sexta-feira (28), antes da determinação do MEC, a Ufba já havia dito que manteria as aulas suspensas. A decisão de sexta foi anunciada pelo Conselho Universitário (Consuni), após reunião na sexta-feira (27).
Sobre manter a suspensão das aulas mesmo após a determinação do MEC, o reitor João Carlos Salles informou que a decisão foi tomada com responsabilidade acadêmica e institucional.
“Nossa Universidade não colocará em risco a vida de nossa comunidade, nem deixará de cumprir, com autonomia, sua missão própria de ensino, pesquisa e extensão. Só nos cabe assim reiterar os termos de nossa Resolução 04/2020 [que manteve aulas suspensas no primeiro semestre de 2021], que bem expressa nosso zelo e nossa responsabilidade acadêmica e institucional”, escreveu Salles.
De acordo com a universidade, após decidir manter as atividades suspensas, o conselho decidiu pela realização em formato semelhante ao semestre letivo suplementar que foi realizado neste ano. O semestre letivo de 2021.1 irá de 22 de fevereiro a 22 de junho.