BRASILDESTAQUEPOLÍTICA

Brasil ficará sem embaixador de Israel e crise diplomática se aprofunda

A relação entre Brasil e Israel deve enfrentar um novo capítulo de tensão nesta semana. Com a aposentadoria do atual embaixador israelense em Brasília, Daniel Zonshine, prevista para terça-feira (12), a representação diplomática ficará momentaneamente sem um chefe do primeiro escalão, evidenciando o distanciamento entre os dois países em meio à guerra na Faixa de Gaza.

Desde o início do governo Lula, o relacionamento entre as nações tem sido marcado por atritos. Israel acusa o Brasil de adotar posturas favoráveis ao Hamas, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva critica duramente a atuação israelense, que já deixou mais de 50 mil mortos no território palestino.

Neste ano, o Brasil também ingressou formalmente na ação que acusa Israel de genocídio na Corte Internacional de Justiça (CIJ).

A saída de Zonshine não é fruto de decisão de Israel, mas de uma demora do governo brasileiro. O diplomata Gali Dagan, ex-embaixador na Colômbia, foi indicado para o cargo em janeiro, mas ainda não recebeu o agrément — autorização para assumir o posto — por parte de Brasília.

Voz da Bahia, 11/08/2025
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − sete =

Botão Voltar ao topo