
Após uma temporada marcada por títulos, o Bahia deu início aos trabalhos visando 2026. Com o fim das férias, o elenco tricolor se reapresentou na manhã desta segunda-feira (5), no CT Evaristo de Macedo. Os jogadores passaram por uma série de avaliações individuais realizadas pelo Departamento de Saúde e Performance.
Desta vez, o planejamento mudou. Pela primeira vez após duas temporadas, o Bahia fará a pré-temporada no Brasil. Em 2024, o elenco treinou em Manchester, e em 2025, em Girona, experiências realizadas em parceria com clubes do Grupo City. A mudança ocorre por conta do calendário mais apertado, já que o Campeonato Brasileiro começa mais cedo, com estreia marcada para o dia 28 de janeiro, contra o Corinthians, fora de casa.
Mesmo com Ceni no comando durante o Baianão, o clube utilizará uma equipe alternativa na competição, formada majoritariamente por atletas das categorias de base. O pouco tempo de preparação levou o Bahia a dividir o elenco no início da temporada. A estreia oficial em 2026 acontece no próximo domingo (11), contra o Jequié, na Arena Fonte Nova. Jogadores como Dell, Jota e Ruan Pablo estão entre os nomes do grupo alternativo.
Michel Araujo, David Duarte, Sanabria e Ademir fizeram atividades de transição física e técnica. Os quatro terminaram a última temporada no departamento médico.
No mercado, o Bahia acertou o empréstimo do atacante uruguaio Cristian Olivera, de 23 anos, junto ao Grêmio. O lateral Román Gómez também está confirmado como reforço, chegando para substituir Santiago Arias, que não renovou contrato.
Por outro lado, deixam o clube o goleiro Danilo Fernandes, que se aposentou, Tiago, negociado com o Orlando City, e Rafael Ratão, vendido para o Shanghai Shenhua. Os emprestados Matheus Bahia e Miqueias não se reapresentaram e buscam novos clubes.
Com contratos renovados, Ronaldo e Everton Ribeiro marcaram presença na reapresentação, assim como nomes importantes do elenco, como Caio Alexandre, Jean Lucas, Luciano Juba e Willian José. O zagueiro Marcos Victor, que retorna de empréstimo após passagem pelo Ceará, será avaliado pela comissão técnica antes de ter o futuro definido.
O foco do elenco principal está voltado para a estreia na Série A e para a disputa da Libertadores, que começa em fevereiro. O Campeonato Baiano deve contar com um ou dois jogos com o time principal para dar ritmo aos atletas.
Em 2025, o Bahia foi o clube da Série A que mais entrou em campo, acumulando desgaste físico e 36 baixas médicas ao longo da temporada. A estratégia para 2026 é poupar jogadores e reduzir o número de lesões.
Informe baiano, 05/01/2026



