
De branco, com flores nas mãos e milhares de pedidos e agradecimentos, os baianos, mais uma vez, honraram a fama de um povo de fé. Na manhã desta segunda-feira, 16, dezenas de fieis se reuniram para homenagear São Roque e também o orixá Omolu, no sincretismo religioso. Uma missa, realizada na Igreja de São Lázaro, na Federação, abriu os festejos que celebraram o dia comemorativo.
As homenagens são feitas pelo público, que abrange fieis mirins aos idosos, desde as escadarias da igreja. Neste momento de pandemia da Covid-19, os católicos dedicam um carinho ainda mais especial pelo santo que é conhecido como protetor contra doenças e pragas. Com o tema “São Roque, nossa Esperança na pandemia”, a Igreja organizou uma programação especial com número limitado de pessoas para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Neste cenário, se destaca também o orixá Omolu, importante entidade relacionada aos poderes de cura e doença. O tradicional banho de pipoca, com o objetivo de limpar e abrir os caminhos completa a festa, que seguirá com a programação durante todo o dia.
Fonte: Atarde, 16/08/2021