Nasceu no Iperba, em Salvador, às 9h58 último sábado (26) Gael de Jesus Santos, primeiro fruto do casamento entre Cristiano Silva e Simone de Jesus. A boa chegada, porém, se transformou em um problema que pode parar na justiça. O recém-nascido apresentou problemas respiratórios, corpo roxo e suspeita de sopro no coração. Ele foi deslocado para outra unidade médica onde aguarda regulação há quatro dias.
Gael foi transferido para a UTI da Maternidade Maria Da Conceição De Jesus, em Coutos, no dia seguinte para realizar exames e ter um suporte, quando teve a confirmação do sopro. Desde então o bebê aguarda uma vaga na regulação para poder realizar uma cirurgia cardíaca pediátrica. Duas tentativas de transferências para hospitais foram recusadas por falta de vagas na UTI.
Como ele é muito pequeno, eles disseram que podia pegar alguma bactéria por estar lá internado. Deram essa documentação para tentar entrar com ação no governo e tentar achar uma vaga” conta Cristiano, pai de Gael ao BNews.
O BNews entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) que afirmou que como em todo o Brasil, há um número reduzido de cirurgiões cardíacos pediátricos na Bahia. Segundo a pasta, o caso de Gael está sendo acompanhado pelos médicos da maternidade e avaliado por especialistas de uma das unidades de referência e pelos médicos da Central Estadual de Regulação.
O caso de Gael também foi detalhado pela pasta, que precisa de cirurgia de correção da tetralogia de Fallot, uma malformação cardíaca congênita complexa. De acordo com a Sesab, a preparação para uma cirurgia cardíaca é um processo rigoroso e detalhado, que envolve cuidados médicos multidisciplinares para garantir a segurança e o sucesso do procedimento.
Segundo a secretaria, em Salvador apenas os Hospitais Santa Izabel, Ana Nery, Martagão Gesteira e Estadual da Criança possuem cirurgiões cardíacos pediátricos.
BNews, 31/10/2024