NOTÍCIASSALVADORSAÚDE

Bebê que nasceu há 5 dias aguarda regulação; hospital orienta procurar justiça

Nasceu no Iperba, em Salvador, às 9h58 último sábado (26) Gael de Jesus Santos, primeiro fruto do casamento entre Cristiano Silva e Simone de Jesus. A boa chegada, porém, se transformou em um problema que pode parar na justiça. O recém-nascido apresentou problemas respiratórios, corpo roxo e suspeita de sopro no coração. Ele foi deslocado para outra unidade médica onde aguarda regulação há quatro dias.

Gael foi transferido para a UTI da Maternidade Maria Da Conceição De Jesus, em Coutos, no dia seguinte para realizar exames e ter um suporte, quando teve a confirmação do sopro. Desde então o bebê aguarda uma vaga na regulação para poder realizar uma cirurgia cardíaca pediátrica. Duas tentativas de transferências para hospitais foram recusadas por falta de vagas na UTI.

Em razão do tempo de aguardo, os pais foram orientados pela maternidade onde Gael se encontra, a acionar a justiça para tentar uma transferência mais rápida.

Como ele é muito pequeno, eles disseram que podia pegar alguma bactéria por estar lá internado. Deram essa documentação para tentar entrar com ação no governo e tentar achar uma vaga” conta Cristiano, pai de Gael ao BNews.

BNews entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) que afirmou que como em todo o Brasil, há um número reduzido de cirurgiões cardíacos pediátricos na Bahia. Segundo a pasta, o caso de Gael está sendo acompanhado pelos médicos da maternidade e avaliado por especialistas de uma das unidades de referência e pelos médicos da Central Estadual de Regulação.

O caso de Gael também foi detalhado pela pasta, que precisa de cirurgia de correção da tetralogia de Fallot, uma malformação cardíaca congênita complexa. De acordo com a Sesab, a preparação para uma cirurgia cardíaca é um processo rigoroso e detalhado, que envolve cuidados médicos multidisciplinares para garantir a segurança e o sucesso do procedimento.

Segundo a secretaria, em Salvador apenas os Hospitais Santa Izabel, Ana Nery,  Martagão Gesteira e Estadual da Criança possuem cirurgiões cardíacos pediátricos.

 

 

 

 

 

BNews, 31/10/2024

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − seis =

Botão Voltar ao topo