BAHIANOTÍCIASPOLÍTICA

Binho Galinha segue foragido após ser alvo de operação do MP

O deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida (PRD), conhecido como Binho Galinha, continua foragido após ser alvo de mandado de prisão durante a Operação Estado Anômico, deflagrada nesta quarta-feira (1º) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).

A ação, realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), em conjunto com a Polícia Federal, Receita Federal e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, prendeu nove pessoas e cumpriu mandados de busca em Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos e Salvador.

Segundo as investigações, Binho Galinha liderava uma organização criminosa com atuação em lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas e associação para o tráfico. Mesmo sob medidas cautelares, o deputado teria mantido o comando do grupo, utilizando empresas de fachada e “laranjas” para movimentar recursos.

A Justiça determinou o bloqueio de até R$ 9 milhões em bens dos investigados e a suspensão das atividades de uma empresa ligada ao esquema. A operação é um desdobramento da “El Patrón”, deflagrada em dezembro de 2023, que já havia resultado em denúncias contra 15 pessoas, incluindo o parlamentar e familiares.

Apesar do cerco, o deputado não foi localizado e segue sendo procurado pela Justiça baiana segundo a última atualização do MP-BA.

Veja quem pode assumir o lugar do parlamentar caso ele seja cassado

Diante da possibilidade de cassação do deputado estadual Binho Galinha (PRD), o suplente Josafá Marinho (Patriota) pode voltar a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

O cenário remete ao que ocorreu em 2020, quando o atual diretor técnico da Bahia Pesca assumiu o mandato após a cassação do então deputado Pastor Tom (PSL). Ele tomou posse no dia 6 de novembro daquele ano, em ato conduzido pelo então presidente da Casa, deputado Nelson Leal (PP). Na eleição de 2018, Josafá obteve 28.520 votos.

 

 

 

 

 

Fonte: bahia.ba,

Publicado em 01/10/2025 às 18h49.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =

Botão Voltar ao topo