BRASILDESTAQUESAÚDE

Brasil registra mais de 2 mil mortes causadas por falhas na saúde

Entre agosto de 2023 e julho de 2024, o Brasil contabilizou 396.629 falhas relacionadas à assistência à saúde. No mesmo período, 2.363 mortes foram registradas em decorrência desses eventos. As informações são da Organização Nacional de Acreditação (ONA), com base em notificações feitas ao sistema Notivisa, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Minas Gerais lidera o ranking de falhas notificadas, com 68.873 registros, seguido por São Paulo, com 52.803. Em relação às mortes, São Paulo aparece em primeiro lugar, com 452 casos, seguido por Minas Gerais (312) e Santa Catarina (226). Já a Bahia ocupa a 15° posição, com 44 óbitos.

Entre os incidentes mais graves estão a administração incorreta de medicamentos, seja por tipo ou dosagem, e cirurgias realizadas em locais errados do corpo. Também foram registrados casos de lesões por pressão, como contusões, entorses e luxações. Esta última é considerada a mais severa, por envolver o deslocamento de ossos nas articulações.

As notificações são realizadas mensalmente pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), conforme determina a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 36, de 2013, que torna obrigatória a existência desses núcleos em unidades de saúde de todo o país. As informações são inseridas no módulo Assistência à Saúde do Notivisa, que integra o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 4 =

Botão Voltar ao topo