BRASILGERALNOTÍCIAS

Brasileiros deverão ser ‘obrigados’ a comprar novas televisões após esse decreto do governo

Uma nova medida do governo federal pode fazer com que as atuais Smart TVs se tornem obsoletas antes mesmo do que se pensava. O Brasil está prestes a implementar um decreto referente à tecnologia de TV 3.0 e, para ter acesso, os consumidores poderão ter que comprar um novo conversor.

Alguns aparelhos considerados mais modernos poderão não ser compatíveis com o recurso, que não funcionará na maioria dos modelos. A tecnologia ainda está em fase de testes e, por isso, a indústria ainda não oferece televisores com suporte à TV 3.0. Um aparelho adaptador deve ser lançado com valor em torno de R$ 400.

Os consumidores que demorarem a aderir à nova tecnologia, poderão continuar assistindo à TV aberta da forma tradicional pelos próximos dez anos. A ideia é que a medida integre completamente a TV aberta à internet. O acesso aos canais será feito por meio de aplicativos no celular, e não mais apenas pelo controle remoto.

A TV 3.0 possibilitará que emissoras como SBT, Globo e Band ofereçam produtos mostrados em tempo real, além de conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos e programas. Além disso, a tecnologia reconhecerá as preferências do usuário e direcionará propagandas personalizadas. Outra novidade seria poder comprar uma roupa usada durante uma cena na televisão.

O governo ainda estuda formas de acelerar esse processo, como linhas de financiamento para que a indústria produza, em escala, adaptadores e aparelhos de TV compatíveis com a nova tecnologia. A distribuição gratuita de adaptadores para pessoas de baixa renda também é debatida.

O decreto  já foi enviado pelo Ministério das Comunicações à Casa Civil, em dezembro passado, e a expectativa é de que ele seja editado no segundo semestre.

 

 

 

 

 

Fonte: BNews, 02/07/2025

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + doze =

Botão Voltar ao topo