BRASILNOTÍCIASSAÚDE

Casos de câncer colorretal devem aumentar 21% no Brasil até 2040

O número de novos casos de câncer colorretal deve ter um crescimento estimado de 21% entre 2030 e 2040, no Brasil. De acordo com um estudo inédito da Fundação do Câncer publicado, nesta quinta-feira (27). Esse tipo de câncer acometeu a cantora Preta Gil desde janeiro de 2023, quando a artista anunciou o diagnóstico.

Também chamado de câncer de cólon e reto ou câncer de intestino grosso, o câncer colorretal figura entre os cinco principais tipos de câncer que acometem homens e mulheres em todo o mundo.

Segundo a fundação, esse percentual é reflexo das mudanças do perfil dos brasileiros, uma vez que o aumento pode ser atribuído ao envelhecimento da população brasileira, além disso à falta de hábitos saudáveis.

Na Europa e nos Estados Unidos a indicação é que o exame de colonoscopia seja feito a cada dez anos, a partir dos 50 anos de idade, para pacientes assintomáticos. Porém no Brasil, segundo publicação da Agência Brasil, não existe um protocolo específico. Mas, é notório que existe um grupo mais afetado, já que a maioria dos casos de câncer colorretal no país será observada entre pessoas com mais de 50 anos, grupo considerado de maior risco. A estimativa é que mais de 88% dos casos em 2040 estarão concentrados nessa faixa etária.

Confira a íntegra do estudo

A artista Preta Gil, 50 anos, foi diagnosticada com câncer colorretal, também conhecido como câncer no intestino, em janeiro de 2023. O tumor encontrado foi do tipo adenocarcinoma – um tipo de tumor maligno -, na parte final do órgão.

Ela já passou por sessões de quimioterapia, radioterapia e cirurgias. Em dezembro de 2024, ela anunciou que havia terminado o tratamento, mas a doença voltou em agosto.

BNews, 27/03/2025
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 8 =

Botão Voltar ao topo