Chuva e frente fria podem impactar o Carnaval no Brasil

A semana do Carnaval pode sofrer impactos de uma frente fria. O último fim de semana registrou fortes chuvas em todas as regiões, com maior intensidade no Sudeste, onde temporais causaram transtornos principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O Climatempo aponta que a situação foi provocada pela formação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), responsável por espalhar áreas de instabilidade e chuva persistente pelo Norte, Centro-Oeste e, sobretudo, pelo Sudeste.
No começo da semana, a frente fria atua junto com a ZCAS, prolongando o tempo instável em grande parte do território nacional. A partir desta terça-feira, 10, a ZCAS começa a perder organização, mas isso não significa melhora imediata das condições meteorológicas.
Pelo menos até a próxima sexta-feira, 13, mesmo com o enfraquecimento do sistema, a atmosfera continua quente e úmida, favorecendo pancadas de chuva e novos temporais.
Temporais
No Centro-Oeste, Sudeste e Norte, onde o calor combinado com a umidade mantém a formação de nuvens de chuva, especialmente entre a tarde e à noite, as instabilidades continuam mais frequentes.
Nordeste
Já no Nordeste, as precipitações aparecem de forma irregular, alternando períodos de sol com pancadas rápidas, por vezes fortes.
Fim de semana
A partir do próximo fim de semana, a previsão indica alteração gradual no padrão atmosférico em parte do país, segundo o Climatempo. Modelos meteorológicos apontam modificações na circulação de ar em níveis mais altos da atmosfera, o que pode mudar a distribuição das chuvas e também influenciar as temperaturas.
Atarde, 09/02/2026



