O ‘Big Three’, os três grandes ingleses no topo da tabela, Manchester City (1º), Liverpool (2º) e Chelsea (3º), conquistaram vitórias apertadas diante de Wolverhampton (1-0), Aston Villa (1-0) e Leeds (3-2) respectivamente, neste sábado, 11, pela 16ª rodada da Premier League, em jogos que tiveram pênaltis decisivos, inclusive um de Cristiano Ronaldo na vitória do Manchester United (5º) sobre o lanterna Norwich City por 1 a 0.
O City teve que esperar o segundo tempo e se encontrar na superioridade numérica para vencer o Wolverhampton por 1 a 0 e se consolidar como líder do campeonato.
Guardiola fez seu habitual rodízio, deixando Phil Foden, Kevin de Bruyne e Riyad Mahrez no banco no início do jogo, para colocar Gabriel Jesus e Jack Grealish como titulares.
Aparentemente o jogo estava sob controle do líder, mas o Wolverhampton (oitavo com 21 pontos) se mostrou bem organizado e com isso o City demorou a encontrar chances de marcar.
O rumo da partida mudou no final do primeiro tempo, quando o atacante mexicano Raúl Jiménez recebeu cartão amarelo por falta sobre o espanhol Rodri, antes de esticar a perna para evitar que a cobrança de falta fosse feita rapidamente, e com isso foi punido com um segundo amarelo e acabou sendo expulso (45 + 3).
As chances ficaram mais claras depois, por intermédio de Gabriel Jesus (46 e 80), Ilkay Güdongan, cuja cabeçada foi afastada por um zagueiro na linha do gol (55), Bernardo Silva (72) e Foden (89), que entrou em campo aos 56 minutos.
Mas o City teve de se contentar em vencer por uma pequena margem, após um pênalti marcado devido a um toque de mão de João Moutinho, que foi convertido por Raheem Sterling (66).
Guardiola elogiou o atacante. “Parabéns! Ele ainda é um jogador jovem e 100 gols é muito. Sua contribuição para este clube é enorme. Ele está de volta aos gols, tem confiança. Isso é bom”, disse o treinador.
Uma defesa salvadora do goleiro Ederson, após uma cabeçada de Max Kilman no final da partida (90 + 2), permitiu ao City manter a vitória.
Este triunfo está longe de ser o mais bonito da temporada, mas no final será importante ou decisivo na luta pelo título.
“Contra 11 jogadores fomos melhores. Não é fácil jogar contra eles com 10”, disse Guardiola.
“Eles se defenderam muito bem. Sofremos com eles na temporada passada, por não atacar nos momentos certos e eles punem você. Mas fomos pacientes e merecemos a vitória”, acrescentou o técnico.
Liverpool, Chelsea e United também vencem
O Liverpool não se mostrou incomodado com o retorno a Anfield de seu antigo ídolo Steven Gerrard, agora no comando do Aston Villa (12º).
Assim como aconteceu com o City, foi um pênalti que decidiu o destino da partida, sofrido e convertido pelo egípcio Mohamed Salah, seu 21º gol na temporada.
Depois de sua campanha perfeita na fase de grupos da Champions League (6 jogos e 6 vitórias), o Liverpool parece disposto a lutar por todos os títulos possíveis.
E em Londres, o técnico alemão Thomas Tuchel não escalou o time completo contra o Leeds (15º) do colega argentino Marcelo Bielsa, depois que o Chelsea voltou na quinta-feira da Rússia, onde havia deixado escapar no último minuto contra o Zenit a liderança do seu grupo da Champions.
E o que Tuchel mais temia quase se concretizou. Com o belga Romelu Lukaku ainda no banco e N’Golo Kanté deixando uma lacuna difícil de preencher no meio de campo, o Chelsea sofre em quase todas as partidas.
O brasileiro Raphinha abriu o placar para o Leeds de pênalti (28). Mason Mount empatou aos 42 minutos e o ítalo-brasileiro Jorginho colocou o time da casa na frente também em uma penalidade máxima (58).
Joel Gelhardt, de 19 anos, mandou a bola para o fundo da rede assim que deixou o banco de reservas dos ‘Peacocks’ (83).
Mas um terceiro pênalti no jogo, por falta discutível sobre Rüdiger, foi novamente aproveitado por Jorginho para deixar os três pontos em Londres (90 + 4).
O Chelsea, com 36 pontos, segue de perto as duas equipes do topo da tabela.
E foi também com um gol de pênalti, de Cristiano Ronaldo, que o Manchester United (5º) venceu o Norwich City por 1 a 0 já na reta final (75) fora de casa neste sábado.
Salvos desta vez pelo goleiro espanhol David de Gea, os ‘Red Devils’ somaram 10 pontos em quatro rodadas e já estão empatados com o West Ham (4º), que joga neste domingo fora de casa com o Burnley (18º).
Também neste sábado o Arsenal (6º) fez seu dever de casa e venceu o Southampton (16º) em Londres por 3 a 0 com gols do francês Alexandre Lacazette (21), do meia norueguês Martin Odegaard (27) e do zagueiro brasileiro Gabriel Magalhães (62).
Fonte: Atarde, 11/12/2021