BAHIANOTÍCIASPOLÍCIA

Colégio particular na Bahia faz apresentação com aluno negro amarrado em tronco e causa revolta

O Colégio Adventista de Alagoinhas, no interior da Bahia, gerou revolta nas redes sociais, nesta quarta-feira (26), após uma apresentação realizada por estudantes no Dia da Consciência Negra. Nas imagens que viralizaram, um aluno negro aparece sendo amarrado em um tronco.

A publicação foi feita nas redes sociais do próprio colégio e mostra o jovem com roupas rasgadas e amarrado. Ao lado dele, está um garoto branco, com chapéu de fazendeiro e segurando um chicote. De acordo com a instituição de ensino, houve ”interpretações equivocadas” sobre a atividade. 

Já em outras imagens divulgadas nas redes, uma aluna branca interpreta a princesa Isabel assinando a Lei Áurea. “A circulação de recortes descontextualizados pode gerar interpretações equivocadas e contribui para a disseminação de informações imprecisas”, diz trecho da nota do colégio (confira na íntegra abaixo).

A instituição lamenta profundamente qualquer entendimento que tenha sido diferente dos valores que defende. Vale destacar que os vídeos que circularam nas redes sociais consistem em trechos isolados da atividade pedagógica […] o que compromete a compreensão integral do conteúdo trabalhado”, completa.

O caso também ganhou repercussão após a escritora e professora Bárbara Carine se manifestar sobre ocorrido: “Decidiram reproduzir o protagonismo branco na escola, não faz sentido”, disse a autora do livro ‘Como ser um educador antirracista’, que ganhou o prêmio Jabuti em 2024.

 

Fonte: por Alex Torres/BNews, 26/11/2025

Publicado em 26/11/2025, às 16h26 – Atualizado às 17h03

POSICIONAMENTO DO COLÉGIO:

Divulgação | Colégio Adventista de Alagoinhas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =

Botão Voltar ao topo