BRASILNOTÍCIASPOLÍCIA

Delegada é presa por suspeita de namorar traficante e ajudar facção

Uma delegada recém-empossada foi presa na manhã desta sexta-feira, 16, em São Paulo, por suspeita de ligação com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Segundo as investigações, Layla Lima Ayub mantinha vínculo pessoal e profissional com os traficantes.

A suspeita havia sido empossada como delegada em dezembro de 2025, em cerimônia que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas. Na ocasião, 524 novos delegados foram nomeados.

Entre os crimes, ela teria atuado irregularmente como advogada, em audiência de custódia, para os traficantes presos integrantes, mesmo após ter tomado posse no cargo de delegada de polícia, segundo investigação da Promotoria.

A mulher já atuou como policial militar no Espírito Santos e como consultora jurídica. Como havia sido nomeada em dezembro, ela ainda fazia o curso de formação de delegados, que tem duração de seis meses.

Sobre a prisão

Após a captura, a delegada foi levada para a Corregedoria da Polícia Civil. A detenção foi resultado de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo, em conjunto com a Corregedoria-Geral.

Há um mandado de prisão temporária contra um integrante do PCC que estava em liberdade condicional.

 

 

 

 

 

Fonte: Por Luiza Nascimento/Atarde,

16/01/2026 – 10:16 h | Atualizada em 16/01/2026 – 10:29
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − sete =

Botão Voltar ao topo