O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta terça-feira (16), que a Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar a compra de 19 toneladas de bistecas congeladas para indígenas no governo Jair Bolsonaro (PL) que nunca foram entregues. As informações são do jornal Estadão.
O governo do ex-presidente Bolsonaro comprou 19 toneladas de bistecas para compor cestas básicas que seriam enviadas ao Vale do Javari, no Alto Solimões (AM), mas a carne nunca foi entregue às comunidades indígenas.
Mesmo se o produto tivesse sido entregue, não haveria local de armazenamento e conservação para acomodar o alimento. Os contratos foram assinados entre 2020 e 2022 e seguem em vigor na atual gestão. O sumiço das bistecas foi confirmado pelos indígenas ao Estadão.
Ainda de acordo com o jornal, atual diretora de administração e gestão da Funaia, Mislene Metchacuna Martins Mendes, que assinou o contrato de compra, admitiu desperdício de dinheiro público na aquisição. Ela afirmou que a Funai ignorou alerta dos técnicos sobre os produtos, mas disse que “a ordem era entregar”.
Metro1, 16/05/2023