
Donald Trump afirmou nesta quinta-feira (12) que não participará um novo debate contra a sua rival do Partido Democrata, Kamala Harris. “NÃO HAVERÁ UM TERCEIRO DEBATE!”, escreveu em letras maiúsculas o ex-presidente em sua própria rede social, a Truth Social.
O anúncio sucede seu embate com Kamala da terça (10), organizado pela emissora ABC News.
Logo após o fim da transmissão, o empresário apareceu de surpresa no “spin room”, como é chamada a área reservada para entrevistas a jornalistas, e disse que a campanha opositora, desesperada, tinha proposto um novo debate.
“Ela quer outro debate, porque sabe que perdeu esse, mas não sei se vamos ter mais um”, afirmou. “Foi o melhor debate que eu já fiz. Eu me diverti. Espero que vocês tenham curtido também”, acrescentou na ocasião.
Depois, no dia seguinte, voltou a dizer no Truth Social que a candidata tinha pedido um novo confronto, mas daquela vez disse que pretendia participar de debates da NBC e da Fox.
“Quando um lutador de boxe perde uma luta, as primeiras palavras que ele diz são, ‘QUERO UMA REVANCHE’”, escreveu.
Uma série de pesquisas indicou, no entanto, que os americanos consideraram que o desempenho de Kamala foi superior ao de Trump no debate. Uma pesquisa da CNN com telespectadores após o programa indicou que 63% dos entrevistados acreditavam que a democrata venceu o confronto, e 37%, o republicano.
Em levantamento da Reuters/Ipsos divulgada nesta quinta, 53% dos eleitores que disseram ter acompanhado o debate mesmo que indiretamente consideraram que Kamala se saiu melhor, e 24%, Trump.
Organizado pela emissora ABC News, o evento da terça foi o segundo debate presidencial de que o Trump participou desde que oficializou sua candidatura à Casa Branca.
O primeiro foi contra o presidente Joe Biden, no final de junho, um evento que acabou por mudar drasticamente o rumo das eleições dos EUA.
O aspecto frágil e o desempenho vacilante que o líder de 81 anos apresentou durante o debate intensificaram os rumores de que ele não estava apto a assumir mais um mandato presidencial.
Menos de um mês depois, ele endossava sua vice, Kamala, para tomar o lugar dele na chapa.
Politica Livre, 12/09/2024



