
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) divulgou que, do dia 18 de junho até as 7h desta quarta-feira (25), foram registradas 72 vítimas de queimaduras. Do total, 24 foram por conta de queimaduras por fogos ou em fogueiras e 48 por explosões de bombas. Em 2024, houve 66 ocorrências em um período menor, de 20 a 25 de junho, já que este ano teve o feriado de Corpus Christi.
“A preparação das unidades da Sesab para este período garantiu que todos que foram vítimas de queimaduras e precisaram serem encaminhados para hospitais tivessem atendimento adequado”, afirma o diretor-geral das Unidades Próprias da Sesab, Michael Carmo.
Ele ainda chama atenção para o alto número de crianças que deram entrada no HGE. “Dos 53 atendimentos no HGE, 19 foram de crianças menores de 12 anos. Os responsáveis devem estar sempre atentos e supervisionar as crianças quando estiverem usando fogos para evitar acidentes”, alerta.
Durante o São João, a Sesab também ampliou as ações de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Os postos de testagem montados pela pasta atingiu a marca de 55.447 exames realizados neste período junino. As 14.240 pessoas que buscaram o serviço puderam realizar exames de detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C.
Dos testes realizados, 598 tiveram resultado positivo, sendo 34 reagentes para HIV, 9 para hepatite B, 21 para hepatite C e 534 para sífilis. Com a possibilidade de iniciar o tratamento para sífilis no próprio posto, 191 pessoas fizeram esta opção.
Além dos postos de testagem, a Sesab montou em Salvador, no Parque de Exposições, no Pelourinho e em Paripe, unidades de atendimento de emergência, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS). Os três postos registraram 675 atendimentos, sendo 477 no posto do Parque de Exposições, 143 no Pelourinho e os outros 55 em Paripe.
As intoxicações alcoólicas tiveram o maior registro de entradas, com 66 casos, seguido de cefaleia (64), náuseas (49) e desmaio (41).
Correio/BA, 25/06/2025



