
Os Estados Unidos instaram nesta segunda-feira (24) a Colômbia a localizar pessoas desaparecidas durante os protestos contra o governo de Iván Duque, e aplaudiu o compromisso de Bogotá de investigar as acusações de abuso contra os manifestantes.
“O governo colombiano ativou uma unidade especial de busca para investigar as denúncias de pessoas desaparecidas com 35 equipes enviadas por todo o país para acompanhar as denúncias recebidas através de linhas diretas”, continuou.
“Incentivamos as autoridades a continuar trabalhando para localizar todas as pessoas desaparecidas o mais rápido possível. Certamente encorajamos essas ações”, acrescentou.
Psaki comentou o assunto quando foi questionada em uma entrevista coletiva sobre os pedidos dos legisladores americanos para que o governo de Joe Biden denunciasse “de forma clara e inequívoca a brutalidade policial na Colômbia”.
As equipes formadas pelas duas instituições relataram ter encontrado 290 pessoas que estavam desaparecidas. O Mecanismo de Busca Urgente permanece ativo para outras 129 denúncias.
O pedido do governo de Biden ao de Duque surge quando a vice-presidente e chanceler designada da Colômbia, Marta Lucía Ramírez, desenvolve uma intensa agenda diplomática em Washington esta semana.
De acordo com a embaixada colombiana, a visita visa “fortalecer os laços bilaterais, revelar detalhes da situação social do país e estreitar a cooperação no combate à covid-19”.



