CRUZ DAS ALMASDESTAQUEPOLÍCIA
Fábricas clandestinas de espadas são desmontadas em Cruz das Almas

Duas fábricas clandestinas de espadas de fogo foram desmontadas neste sábado, 3, na zona rural do município de Cruz das Almas, na Bahia. Cerca de 1.300 artefatos foram encontrados por equipes da 27ª CIPM, além de outros materiais para produção dos fogos.
De acordo com o comandante da unidade, major Alexsandro Messias, os policiais faziam rondas na localidade de Tuá, quando avistaram homens testando espadas. Em dois imóveis na mesma região, foram apreendidas 1.254 espadas, 200 quilos de pólvora, duas motocicletas, tubos, entre outros materiais usados na produção dos fogos ilícitos.
“Parte da pólvora foi incinerada no local devido ao risco e a impossibilidade de transporte nas viaturas”, disse o comandante.
Mesmo sendo tradicional durante o mês de junho, a prática de soltar espadas é proibida por lei na Bahia, devido ao risco à vida. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) passou a proibir a guerra das espadas em 2017. Em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) acatou a decisão, mantendo a criminalização.
Atarde, 04/06/2023



