BRASILNOTÍCIASPOLÍCIA

Facção criminosa se ‘instala’ em ponto turístico badalado de Fortaleza e tenta intimidar comerciantes

Facções criminosas têm tentado assumir o controle do comércio em áreas turísticas do Ceará, segundo relatos de comerciantes locais ao jornal Folha de S. Paulo. Entre as ações, os criminosos tentam intimidar e coagir donos de lojas e restaurantes, causando medo entre trabalhadores e visitantes da região.

Em 19 de agosto, dois homens, supostamente ligados ao Comando Vermelho (CV), foram flagrados no calçadão da Avenida Beira-Mar, em Fortaleza, tentando coagir comerciantes autônomos. Eles acabaram presos pela polícia e autuados por suspeita de extorsão. De acordo com o jornal, um deles, responsável por coordenar o esquema, foi capturado no bairro Praia do Futuro, também na orla da capital cearense.

Relatos de ambulantes à Associação de Comerciantes Permissionários Estacionários da Avenida Beira-Mar de Fortaleza indicam que os criminosos os abordaram pessoalmente e também por meio de aplicativos de mensagens, tentando extorquir os trabalhadores.

Segundo um vendedor de água de coco da região, um dono de comércio foi incluído em um grupo de WhatsApp para receber “orientações” dos criminosos, chegando a sofrer ameaças de morte caso não obedecesse.

A insegurança na área também afeta serviços essenciais, como entrega de gás de cozinha e corridas por aplicativo. Moradores relataram que trabalhadores eram fotografados pelos criminosos para monitorar as entregas.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social informou que, entre janeiro e agosto deste ano, foram realizadas 1.418 prisões e apreensões de suspeitos ligados a grupos criminosos, um aumento de 61,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 878 capturas.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: BNews, 13/10/2025

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 15 =

Botão Voltar ao topo