BAHIAGERALNOTÍCIAS

Fila no ferry para Salvador passa de 5 horas no retorno do fim de ano

A volta à rotina após as festas de fim de ano tem sido marcada por longas filas para quem deixou Salvador em direção à Ilha de Itaparica e tenta retornar à capital. No terminal de Bom Despacho, a espera para embarque de veículos ultrapassa cinco horas no início da noite deste domingo (4).

De acordo com o Filômetro, atualizado às 18h, a situação já era crítica desde a noite de sábado (3), quando o tempo de espera chegou a mais de quatro horas para motoristas que seguiam no sentido Salvador.

Segundo a Internacional Travessias Salvador (ITS), cinco embarcações estão em operação neste domingo: Anna Nery, Dorival Caymmi, Maria Bethânia, Pinheiro e Zumbi dos Palmares. Juntas, elas têm capacidade para transportar mais de 4 mil passageiros e cerca de 385 veículos por viagem.

A concessionária informou ainda que a operação especial de Réveillon segue até o dia 7 de janeiro. Entre domingo (4) e segunda-feira (5), o terminal de Bom Despacho funciona de forma ininterrupta, 24 horas, com o objetivo de dar mais fluidez ao retorno dos usuários.

Para atender à alta demanda, estão sendo oferecidas 240 vagas extras entre sábado (3) e segunda-feira (5). As vagas adicionais podem ser adquiridas no site da Internacional Travessias Salvador. As viagens regulares seguem com saídas de hora em hora nos terminais de São Joaquim e Bom Despacho, além de horários extras conforme a demanda e a disponibilidade da frota, respeitando os critérios de manutenção preventiva e corretiva.

A ITS informou também que o fluxo segue intenso em Bom Despacho, com espera acima de quatro horas. Já no terminal de São Joaquim, em Salvador, o tempo de espera oscila e pode chegar a cerca de uma hora a uma hora e meia.

Balanço parcial da operação aponta que, entre os dias 22 e 31 de dezembro, foram transportadas 239.341 pessoas, um aumento de 12% em comparação ao mesmo período do ano passado. No mesmo intervalo, 39.650 automóveis utilizaram o sistema, crescimento de 10% em relação a 2024, totalizando 376 viagens regulares e 199 viagens extras.

 

 

 

 

 

 

 

Informe baiano, 04/01/2026

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − cinco =

Botão Voltar ao topo