
Após o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, utilizar a expressão “Tarzan sem Chita” ao comentar a possibilidade dos times brasileiros saírem da Libertadores, os clubes da Libra (Liga do Futebol Brasileiro) divulgaram, nesta quinta-feira (20), um manifesto que condena a declaração. No entanto, o Flamengo foi o único clube que não assinou o manifesto.
Em nota oficial, a diretoria do clube rubro-negro afirma que “luta contra qualquer forma de racismo e discriminação e reafirma seu compromisso no combate estrutural ao racismo no futebol e na sociedade”, porém, destaca que o tema grave não deveria ser tratado através da Libra, mas sim via Confederação Brasileira de Futebol (CBF): “Entendemos que as relações institucionais com a Conmebol devam ser conduzidas pela CBF, entidade que representa oficialmente os clubes brasileiros nos torneios sul-americanos.”
Confira a nota da Libra:
É importante lembrar que, o presidente da confederação, Ednaldo Rodrigues, não compareceu ao sorteio da Libertadores e nem enviou um representante no seu lugar, insatisfeito com as falas de Alejandro e com as ações da Conmebol contra o racismo.
Ademais, o comentário controverso do dirigente foi deferido dias depois de um caso de racismo contra Luighi, jogador do Palmeiras, em torneio sub-20 da entidade. Segundo os membros, trata-se de uma “analogia de evidente cunho racista e preconceituoso.” As informações são do portal Terra.
BNews, 20/03/2025