
Como nenhum novo caso de gripe aviária em granjas comercias foi registrado desde o primeiro foco em Montenegro (RS), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse nesta quarta-feira, 04, que o Brasil conseguiu controlar o foco e evitar a dispersão da doença pelo país.
Apesar da confirmação pelo governo do Distrito Federal de um caso de gripe aviária que motivou o fechamento de um zoológico em Brasília e de um novo caso em investigação no Rio Grande do Sul, revelado hoje, Fávaro disse que ambas as situações não preocupam. No momento segundo o site do MAPA há 8 casos em investigação.
Vazio sanitário chega a 14 dias
Desde que o primeiro caso de gripe aviária foi detectado no Brasil em 16 de maio, uma série de medidas foram tomadas para evitar a dispersão do vírus pelo país, Como a instalação de barreiras sanitárias na cidade, por exemplo.
“É o ciclo do vírus; portanto, após 28 dias, se não houver nenhum caso, o Brasil pode se autodeclarar livre de gripe aviária novamente, no momento já são 14 dias, chegamos no meio do ciclo sem grandes problemas”, declarou o ministro do MAPA.
Atualmente segundo o ministro, 21 mercados estão com restrição total para a compra de carne de aves do Brasil. Outros 14 estão com suspensões no Rio Grande do Sul e quatro em Montenegro.
Fávaro explicou que alguns já estão conversando com o Brasil para voltar a importar o frango do país, dentre eles a União Europeia, um de nossos principais compradores, que segundo o ministro, enviou um questionário ao MAPA, iniciando as tratativas para retomar as compras habituais.
Veja quais são os destinos com restrição a carne de frango todo o país
- China
- União Europeia
- México
- Iraque
- Coreia do Sul
- Chile
- Filipinas
- África do Sul
- Peru
- Albânia
- Canadá
- Republica dominicana
- Uruguai
- Malásia
- Argentina
- Timor Leste
- Marrocos
- Índia
- Sri Lanka
- Macedônia
- Paquistão
Fonte: ISTOÉ, 04/06/2025



