O Hospital Santa Izabel (HSI) de Salvador, pertencente à Santa Casa de Misericórdia, realizou hoje (8) um tratamento pioneiro na Bahia para pacientes que têm câncer de próstata em estágio avançado.
O PSMA Lutécio-177 é um procedimento minimamente invasivo que consiste na injeção de uma molécula radioativa no paciente, o PSMA (Prostate-specific Membrane Antigen, na sigla em inglês), mesma molécula utilizada pela medicina nuclear para exames de diagnóstico do câncer de próstata.
O tratamento é indicado para pacientes que já se submeteram ao tratamento inicial padrão, com cirurgia, radioterapia, bloqueios hormonais ou quimioterapia, mas que não obtiveram mais resposta satisfatória e continuam registrando aumento do PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue, mostrando que existe o retorno da doença.
“Não é um tratamento com a intenção curativa, mas sim para que o paciente viva mais e melhor, com mais qualidade de vida e diminuição da dor”, afirma a médica nuclear e Responsável Técnica do Serviço de Medicina Nuclear do HSI, Adelina Sanches.
Apesar de ser um tratamento novo, o PSMA Lutécio-177 já possui autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercialização no Brasil.
Fonte: Metro1, 08/01/2021