BAHIADESTAQUEGERAL

Incêndios na Chapada Diamantina exigem uma boa investigação

A quem interessa tantos focos de incêndio em locais os mais distintos da Chapada Diamantina, simultaneamente? Some-se a esta curiosidade o porquê de os focos aparecerem em horários de desmobilização das comunidades, ao entardecer e nos finais de semana.

As pistas para o início de uma boa investigação poderiam levar à punição de prováveis infratores, reduzindo, assim, as chances de reincidência, conforme propõe a professora de comunicação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Gislene Moreira.

Segundo Gislene, os brigadistas voluntários escalaram o íngreme Morro do Camelo, próximo ao Vale do Cercado, onde mora a docente, a fim de evitar a reignição, em situação de alto risco, por conta do fogo remanescente nas fendas da grande rocha.

– Quem está garantindo, como sempre, o controle dos incêndios são os moradores e os integrantes das brigadas, destacando-se as mulheres escaladoras, mesmo sem equipamentos de proteção e outras ferramentas importantes – afirmou professora Gislene, pesquisadora de mídia e meio ambiente.

Para se ter uma ideia do improviso, capaz de gerar algum bom resultado, o transportador de sucata de prenome Vandeco, acrescentou Gislene, adaptou sua caçamba para entrar no fogo acionando um mecanismo de aspersão dirigido à base das chamas.

Um dos voluntários, Paulinho Medeiros, da Brigada de Voluntários do Vale do Capão, participou do combate ao fogo na localidade da Moitinha, no Vale do Capão, município de Palmeiras, e no Rio Mandassaia, no Barro Branco, em Lençóis.

Para ele, é muito cedo para se comemorar o fim dos incêndios, pois ocorreram em vários pontos da região e ainda podem voltar, embora o trabalho de reforço de 34 homens do Corpo de Bombeiros Militar tenha ajudado a debelar grande parte dos focos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Atarde, 01/04/2021

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × três =

Botão Voltar ao topo