Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Amazônia enfrenta recorde de focos de incêndio neste mês de fevereiro. As informações do órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia registram 2.924 pontos de queimadas, identificados por imagens de satélite, até o dia 26 deste mês. O número é o maior já registrado desde 1999.
Comparado a todo o mês de fevereiro do ano anterior (734 focos), a Amazônia teve uma alta de 298% de focos de incêndio em um ano. Visto que, os dados do Inpe são atualizados diariamente, esse número pode aumentar até o fechamento do mês na quinta-feira (28).
Alguns picos de incêndios foram registrados em algumas regiões da floresta do Estado do Amazonas, no segundo semestre de 2023. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou ter contratado mais brigadistas, mas que ainda seria insuficiente para combater as chamas.
O desmatamento em 2023 chegou a diminuir pela metade, porém o insucesso na prevenção de incêndios tem pressionado o governo, que prometeu ter a proteção ambiental como uma de suas principais bandeiras.
Metro1, 28/02/2024