
Em dez dias, a única agência bancária do Itaú da cidade de Cruz das Almas, no recôncavo da Bahia, deverá fechar as portas. O anúncio de fechamento de mais um banco no interior do estado provocou comoção entre moradores e funcionários. Uma audiência pública realizada no município discutiu, entre outros temas, o destino dos mais de 7,1 mil correntistas que serão transferidos.
Durante o encontro, foram combinadas ações para evitar o fim da agência. Uma manifestação será realizada na cidade na quinta-feira (15), às 9 horas, em frente à agência.
A agência, localizada na avenida 15 de Novembro, tem 14 anos de existência e atende 7,2 mil clientes, 815 beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de 1.352 contas de funcionários das empresas locais. Os correntistas serão transferidos para cidades da região.
O anúncio de encerramento da agência é mais um na esteira de fechamentos que têm sido realizados no interior da Bahia e em outros estados brasileiros. Por isso, municípios têm entrado na Justiça contra decisões unilaterais das empresas.
Em alguns casos, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou que unidades do Bradesco permanecessem abertas, como nos municípios de Pedro Alexandre e Chorrochó, conforme foi noticiado pelo CORREIO.
Essa não é uma realidade apenas do interior do estado. Em Salvador, funcionários do Itaú também realizaram protestos contra o fechamento de agências em bairros como Caminho das Árvores, Brotas e Imbuí.
Correio/BA, 12/10/2025