BRASILDESTAQUEPOLÍTICA

Jair Bolsonaro promete rebater STF sobre pandemia: ‘Não é para peitar o Supremo, estou por cima’

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reagiu à declaração do Supremo Tribunal Federal (STF) de que “uma mentira repetida mil vezes não vira verdade”, uma referência ao discurso do mandatário e de seus aliados de que a Corte teria proibido o governo federal de atuar contra a disseminação da covid-19.

Como resposta, Bolsonaro prometeu rebater o Supremo por meio de uma nota. “Não vai ser para peitar o Supremo, até porque eu estou por cima, eu tenho noção de judô”, disse, em conversa com apoiadores nesta manhã.

Bolsonaro classificou a manifestação do Supremo como “fake news”. Ele novamente distorceu a decisão unânime dos magistrados, tomada em 15 de abril de 2020, e manteve o discurso de que a Corte teria limitado sua atuação ao determinar que Estados e municípios têm autonomia para decidir sobre medidas de enfrentamento à pandemia.

A decisão do STF, contudo, não retirou da União nem do presidente da República a responsabilidade pelas ações de combate ao vírus.

“Nós vamos demonstrar tudo que nós fizemos em meia dúzia de pequenos parágrafos, para todo mundo entender, não só nessa questão financeira, o total do gasto do endividamento de vocês foi mais de R$ 700 bilhões no ano passado, não só para Saúde, bem como rolagem de dívida entre de municípios, antecipação de receita, auxílio emergencial, tudo foi feito nessa parte”, afirmou.

Segundo o presidente, “o Supremo cometeu crime ao dizer que prefeitos e governadores, de forma indiscriminada, poderiam suprimir todo e qualquer direito previsto no inciso quinto da Constituição, inclusive o ir e vir”. Em crítica às medidas decretadas por Estados e municípios para conter o vírus, Bolsonaro disse que os gestores fizeram “barbaridades autorizadas pelo STF”.

Bolsonaro justificou que não fechou “nenhum botequim”, uma vez que “não adianta tomar uma providência porque prefeitos e governadores tinham mais poder que eu”. De acordo com o chefe do Executivo, os gestores “tentaram derrubar a economia”. “Estado não pode parar por muito tempo”, reforçou.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Atarde, 29/07/2021

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − dez =

Botão Voltar ao topo