A medida que impedia a entrada de alguns imigrantes nos Estados Unidos foi revogada ontem (24) pelo novo presidente americano Joe Biden. A justificativa de Trum
O decreto foi anunciado pelo ex-presidente em 22 de abril de 2020, nos primeiros meses da pandemia de Covid-19. Posteriormente, a medida foi prorrogada em julho e dezembro passados.
No novo decreto, Biden citou a determinação do antecessor: “[a ordem de Trump] prejudica os Estados Unidos, inclusive ao impedir que alguns familiares de cidadãos dos Estados Unidos e residentes permanentes legais se juntem a suas famílias aqui”. Além disso, “prejudica os indivíduos que foram selecionados para receber a oportunidade de se candidatarem, e aqueles que receberam vistos de imigrantes por meio da Lotaria da Diversidade de Vistos”.
Para além da revogação, o presidente americano orientou secretários de Estado, Trabalho e Segurança Interna a revisarem “quaisquer regulamentos, ordens, documentos de orientação, políticas e quaisquer outras ações similares” que tenham sido criados levando em conta o decreto anterior para criar novas disposições, de acordo com a atual política, se for necessário.
Fonte: Metro1, 25/02/2021