BRASILDESTAQUEPOLÍTICA

Lula diz que Brasil não adotará reciprocidade agora para não piorar relação com EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira, 13, que seu governo não adotará por enquanto medidas recíprocas às tarifas comerciais de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros para não piorar as relações bilaterais.

Em discurso durante cerimônia para assinatura de medida provisória para ajudar setores afetados pelas tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, Lula disse que o Brasil segue em busca de negociar com os EUA, inclusive sobre o comércio de etanol.

O presidente também afirmou que o governo “está passando a bola para o time da Câmara e do Senado”. Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), estiveram presentes na cerimônia de assinatura da “Medida Provisória Brasil Soberano”, que traz um conjunto inicial de ações para proteger empresas e trabalhadores brasileiros dos efeitos da sobretaxa.

“A crise quer dizer para a gente criar novas coisas. A humanidade criou grandes coisas que salvaram a humanidade num tempo difícil. Nesse caso, o que é desagradável é que a razão justificada para impor sanções ao Brasil não existe”, destacou Lula.

Fonte: ISTOÉ, 13/08/2025
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =

Botão Voltar ao topo