
Um deputado estadual, suspeito de envolvimento com um esquema de funcionários fantasmas, foi alvo da segunda fase da Operação Simulatio, realizada nesta segunda-feira (20), pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Oito mandados de busca e apreensão contra servidores e ex-servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
“Ele [deputado] supostamente realizava empréstimos financeiros perante um advogado que atuava como agiota. Posteriormente, oferecia cargos de assessor parlamentar no gabinete dele para o advogado indicar nomes. Em troca, os assessores “fantasmas” indicados pelo advogado e lotados no gabinete do deputado repassavam ao advogado parte dos salários recebidos de forma a pagar as dívidas feitas pelo deputado”, disse o MP.
Ainda segundo órgão, os mandados foram cumpridos nas residências dos suspeitos, localizadas nos municípios de Fortaleza e Maracanaú. Celulares, computadores e documentos foram apreendidos para complementar os elementos das investigações conduzidas pela Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap).
BNews, 21/01/2025



