BRASILNOTÍCIASPOLÍTICA

Novo ministro do STF terá sala de 350m² que já foi de Moraes

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Cristiano Zanin já tem gabinete definido caso seja aprovado em sabatina no Senado, que ocorre na próxima quarta-feira (21).

A repórter Karla Lucena, da GloboNews, teve acesso com exclusividade à recepção do gabinete que fica no quinto andar de um dos três anexos do STF. To do o ambiente tem 350 m² e era ocupado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Moraes pediu para se mudar para a sala que era ocupada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou do Supremo.

Quem é Cristiano Zanin?

Cristiano Zanin, que foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF), é advogado há mais de duas décadas.

Com 47 anos de idade, ele poderá compor o quadro de ministros do Supremo até novembro de 2050, considerando as atuais regras para aposentadoria na Corte.

Zanin se notabilizou por defender Lula nos processos penais da operação Lava Jato desde 2013. O presidente chegou a ser condenado e preso, mas teve as condenações anuladas pelo STF após recursos assinados pelo advogado.

Nascido em Piracicaba (SP), Zanin se formou em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transacionais.

O advogado não é filiado a partido político, apesar de defender Lula em processos criminais. Ele também não é especialista na área penal, e sim em direito civil e processual.

G1, 19/06/2023

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + dezesseis =

Botão Voltar ao topo