BRASILDESTAQUEPOLÍTICA

o fator Nikolas e o dilema para Lula em 2026

A um ano e quatro meses das eleições, a pesquisa AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira, 30, mostra um quadro de dificuldades para o presidente Lula, caso ele seja candidato à reeleição. Nas simulações feitas pelo instituto, o petista venceria todos os adversários no primeiro turno, mas perderia na segunda rodada para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (48,9% a 45,1%), para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (49,8% a 45,3%) e, também, para o próprio Jair Bolsonaro (47,5% a 45,5%), declarado inelegível pela Justiça Eleitoral.

A projeção de uma hipotética derrota acende um alerta entre os governistas sobre as razões das perspectivas negativas para o candidato do Planalto, seja ele Lula ou o ministro Fernando Haddad (Fazenda), outro nome testado na pesquisa. A leitura de outros dados do levantamento fornece algumas pistas inquietantes, do ponto de vista do Planalto, para o cenário adverso.

Nesse tópico do levantamento, o que chama a atenção é o perfil do líder do ranking: Nikolas é um político jovem, de 29 anos, com discurso radical de direita e um estilo agressivo nas redes sociais. Os vídeos postados contra o governo batem recordes de audiência. Em janeiro, uma das postagens do parlamentar, com críticas à fiscalização do Pix, ultrapassou 300 milhões de visualizações.

 

 

 

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =

Botão Voltar ao topo