
A facção do Bonde do Maluco (BDM) já substituiu os olheiros, responsáveis por vigiar a chegada de policiais e grupos rivais em território com atuação do grupo criminoso, por tecnologia, em um processo que já foi tema de reportagem do CORREIO. Por lá, o BDM usa dezenas de câmeras para vigiar áreas estratégicas do grupo na cidade. Onze dessas câmeras foram retiradas das ruas durante a tarde de segunda-feira (9).
A ação foi confirmada pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA). “Na tarde de segunda-feira (9), policiais militares da 52ªCIPM desinstalaram câmeras de videomonitoramento colocadas por criminosos, nas localidades conhecidas como Boca do Vulcão, Morro e Japonês em Lauro de Freitas”, informa a PM, em nota. O processo de retirada do material se deu após denúncias indicarem a presença do circuito de vigilância.
BDM usa câmeras para monitorar ruas de Lauro de Freitas
O circuito de vigilância ilegal retirado estava instalado em postes de iluminação pública. Além das 11 câmeras, um aparelho celular foi apreendido. As estruturas públicas são o principal meio usado para as facções para implantação dos sistemas de vigilância.
Fonte: Correio/BA, 10/06/2025



