A Organização Mundial da Saúde (OMS) concedeu ontem (31) a primeira autorização global para uso emergencial de vacina contra Covid-19. O imunizante aprovado foi o desenvolvido pela farmacêutica americana Pfizer em parceria com a BioNTech, da Alemanha.
A vacina, que já foi autorizada nos Estados Unidos, no Reino Unido, na União Europeia e em países da América Latina, ainda está em negociação no Brasil. A Pfizer está em diálogo com o governo federal e com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A autorização da OMS não substitui a análise de cada país. Segundo a entidade, no entanto, a aprovação facilita que as agências reguladoras de cada nação aprovem o imunizante.
Outra consequência da validação é que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) podem adquir a vacina para a distribuição a países necessitados. Segundo a diretora responsável pelo acesso a medicamentos da OMS, Mariangela Simão, esse é um passo importante para garantir o acesso universal às vacinas contra a Covid-19.
Fonte: Metro1, 02/01/2021