
O aumento da inflação fez com que 58% dos brasileiros reduzissem a compra dos alimentos, conforme dados divulgados pelo Instituto Datafolha. O percentual ainda é maior entre a população mais pobre, chegando a 67%. No geral, oito em cada 10 brasileiros precisaram se adequar à alta, como reduzir refeições fora de casa (61%), optar por uma marca de café mais barata (50%) e diminuir o consumo da bebida (49%).
De acordo com informações do portal Folha de S. Paulo, um quarto dos entrevistados – ou seja, seis em dez – relataram possuir menos comida do que o necessário. Apenas 13% disseram que possuem mais do que o suficiente.
A inflação tem gerado baixa popularidade no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Assim, 54% dos brasileiros acreditam que a gestão é responsável pelo encarecimento dos alimentos, 29% associam o problema à administração atual e 14% apontam que o Planalto não tem responsabilidade alguma. O governo é aprovado por 29%, mas rejeitado por 38%.
Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) indicaram que a inflação dos últimos 12 meses – até março – foi de 5,48%, com um aumento de 0,56% impulsionado pelo setor de alimentos e bebidas.
BNews, 14/04/2025



