
Um pastor da igreja Assembleia de Deus Trindade Santa, em Mata de São João, região metropolitana de Salvador, foi preso nesta segunda-feira, sob suspeita de abusar sexualmente mulheres que frequentavam a igreja.
Segundo apuração do Portal A TARDE, o suspeito foi identificado como Nerivaldo Jesus Santos, de 44 anos, e foi preso na cidade de Valença, durante cumprimento de mandado. As apurações indicam que ele se aproveitava da posição de liderança religiosa para induzir e constranger fiéis à prática de atos sexuais, sob a justificativa de supostos “rituais espirituais de purificação”.
Segundo a Polícia Civil, os relatos colhidos durante a investigação revelam um padrão:
- manipulação da fé
- da vulnerabilidade emocional
- da confiança depositada na figura de autoridade espiritual.
Segundo as investigações, as vítimas eram convencidas a manter sigilo sobre os encontros, que eram apresentados como “campanhas de libertação” conduzidas pelo suspeito.
“Esse tipo de crime fere profundamente a dignidade das vítimas, porque envolve não apenas a violência sexual, mas também a manipulação psicológica e espiritual. A prisão preventiva é fundamental para resguardar a integridade das mulheres e garantir o andamento das investigações”, destacou o delegado Aldacir Ferreira, titular da 1ª Delegacia Territorial (DT/Mata de São João) e responsável pelo caso.
À reportagem, o delegado informou que Nerivaldo realizou os exames legais e será transferido para a delegacia de Mata de São João, onde permanecerá custodiado à disposição da Justiça.
A ação contou com equipes da:
- 1ª Delegacia Territorial (DT/Mata de São João);
- Núcleo de Inteligência do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom);
- 5ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Valença);
- Núcleo de Atendimento à Mulher (Neam/Valença).
Fonte: Por Leilane Teixeira/Atarde,



